Sempre é importante ter tudo no controle quando falamos de uma obra. Sabemos que fazer o planejamento antes de começar a execução em si é uma tarefa indispensável. Porém, quando iniciamos a obra imprevistos podem acontecer. No meio do caminho você percebe que está tendo mais gastos que o previsto e não sabe o porquê. Quando começa a perceber, vê que muitos materiais se perderam por mau armazenamento.
Esse filme se repetiu e se repete todos os dias tanto em obras profissionais quanto em amadoras. Infelizmente ainda há uma cultura de desperdício que pode elevar substancialmente o custo total de uma obra. A boa notícia é que é possível mudar esse cenário com ações muito simples e práticas, que visam organizar e controlar gastos.
Para evitar dores de cabeça desnecessárias, armazenar da maneira correta é vital. Então, hoje você vai saber como fazer o armazenamento correto do pacote de rejunte.
Vamos ao artigo?
A importância de armazenar bem
É bom entender que armazenar não é apenas estocar o que foi utilizado para eventualmente seja reaproveitado num próximo momento futuro. Normalmente os materiais utilizados para a construção possuem substâncias químicas que dependem de um ambiente favorável para poder ter uma produtividade no nível máximo.
O armazenamento não garante só uma economia financeira, mas também pode significar um uso mais inteligente, que renderá muito mais ao longo da execução. No final do dia, vários fatores impactam positivamente no sucesso de uma obra e o armazenamento com toda certeza é um deles.
Por isso a importância de fazer um bom gerenciamento do seu estoque, garantindo menos confusão na hora de buscar materiais e mais agilidade no dia a dia do serviço.
Guardar os materiais da maneira devida ao final de um período de trabalho vai dar aos trabalhadores envolvidos na obra benefícios incontáveis, desde que feito do jeito certo. Cada material vai ter a sua particularidade e, novamente, não é só deixar em algum canto da obra para vir pegar depois, é preciso ter cinco pontos-chave:
- Organização
- Cuidado
- Praticidade
- Planejamento
- Segurança
Esses pontos são determinantes para que haja desperdícios e evite desta maneira um prejuízo elevado, mantendo a ordem e o planejamento durante a obra.
Mas, falando em um item especial, o rejunte requer cuidados específicos, já que estamos tratando de um item que possui composição química e que deve ter ainda mais cuidado que o normal.
Para te ajudar nessa empreitada, vamos falar sobre 5 dicas de como armazenar o pacote de rejunte.
Como armazenar em 5 dicas práticas
Nunca é demais lembrar que controle e organização são a base de qualquer forma de armazenamento. Não há a possibilidade de você chegar ao local da obra e estar perdido. Se isso acontecer, com toda certeza vai ser um grande detrator na construção e causará prejuízo futuro na hora de armazenar.
Já a organização prima pela ordem. Igual falamos acima, isso ajudará na produtividade como um todo. Vamos às dicas.
1. Mantenha sempre o material na embalagem original e fechado
Parece algo bem básico, mas não é. Muitos acabam transferindo o conteúdo para outro recipiente por ter manuseado mal a sua abertura. Manter na embalagem original é o ideal, já que o produto foi feito para estar ali e vai se assentar de uma maneira mais eficaz. O fechamento deve ser feito com cuidado, evitando que a massa resseque e fique dura antes do tempo.
2. Empilhe em pallets
Essa dica aqui é perfeita para quem trabalha em quantidades maiores, mas também muito bem-vinda para menores quantidades. Empilhar em pallets vai evitar que o rejunte umedeça e perca sua serventia.
3. Separe por tipos de rejunte
A obra costuma ser muito mais organizada e produtiva quando colocamos itens semelhantes próximos uns dos outros. No caso do rejunte é bem importante separar pelos tipos, seja flexível, resinado ou acrílico, para evitar confusões ou mesmo tornar o local bagunçado e de difícil entendimento. Separe por estações caso haja muitos tipos de rejunte e trabalhe por blocos.
4. Garanta que os sacos mais velhos sejam usados antes
Esta aqui é uma dica de ouro. Afinal de contas a obra vai ganhando tamanho e é natural comprar mais produtos de um tipo específico. O problema é que por falta de organização acabamos usando os recém comprados e deixando os mais velhos lá. Isso pode fazer com que não seja mais possível usar o produto ou que ele perca muito seu rendimento.
5. Olho na validade
Essa dica está um pouco ligada à anterior, mas também tem sua particularidade. Quando começamos uma obra, é normal ocorrer atrasos. Então é bom comprar materiais que sejam usados em um curto período de tempo ou então correr para que não os perca. Tenha sempre a validade do seu rejunte no radar.
Estar atento nestes cinco pontos vai fazer toda a diferença para evitar prejuízos e ter menos dores de cabeça.
Dicas finais
Por fim, é importante ter em mente que você deve estar a todo momento de olho na obra. Anote tudo e tenha essas anotações em um local de fácil acesso e de confiança para evitar grandes transtornos durante a realização do serviço.
Isso porque uma boa obra está nos pequenos detalhes. Então sempre esteja com uma prancheta na mão ou uma planilha para que nada saia do seu controle e do seu olhar.
Um bom armazenamento também passa por comprar produtos de qualidade e nesse sentido a Quartzomassa é campeã. Quando pensar em rejuntes, pense em Quartzomassa.
Veja aqui nossa linha de produtos:
0 comentários