Toda vez que iniciamos uma obra, pensamos em blocos. Primeiro a estrutura, depois o refinamento e por fim o acabamento. Permeando todas essas fases, sempre colocamos tudo na ponta do lápis.
Com o avanço das técnicas em construção e dos materiais disponíveis, é possível identificarmos o que é econômico não só no sentido financeiro, mas também de tempo e produtividade.
Hoje vamos falar da argamassa polimérica na alvenaria e entender se de fato ela vale a pena.
O que é argamassa polimérica?
Em termos técnicos ela tem a mesma composição de uma argamassa convencional. O que acaba diferenciando-a das demais é o fato de ter sido adicionado polímeros. A função destes polímeros é fortalecer alguns pontos fracos da argamassa comum, tornando-a mais elástica e resistente.
Ou seja, a função da argamassa polimérica é ser mais resistente, quebrar menos e ajudar na produtividade e efetividade da argamassa.
Seu uso é em alvenaria de vedação vertical interna e externa, que normalmente possui em sua composição alguma resina acrílica, como também cargas minerais e aditivos químicos. Um grande diferencial é que não vai nem cimento e nem areia em sua composição.
Ao entender um pouco mais do que ela é, vamos avançar para a próxima etapa, entender como funciona seu uso e se há alguma restrição para ela.
Usos e aplicações
De maneira geral ela pode ser usada como um sistema de impermeabilização semi-flexível, servindo para assentamento de alvenaria de vedação. Seu uso pode ser tanto em cozinhas, banheiros, elementos internos e externos. Principalmente onde irá receber um acabamento ou uma proteção mecânica.
Além disso, não há restrição com relação ao tamanho da obra. Ela serve tanto para casas menores como para grandes conjuntos com mais de 20 pavimentos. Ela se encaixa com a maioria dos tipos de bloco, como: tijolo cerâmico, bloco de concreto, bloco celular e outros.
Ela possui boa resistência à chuva, o que pode ser ideal para pisos externos que vão receber uma alta densidade de água, como um jardim, por exemplo.
Em algumas obras de alvenarias estruturais pode ser solicitado o uso da argamassa cimentícia, porém é possível o uso da polimérica.
Agora que entendemos um pouco mais como funciona, seus usos, aplicações e restrições, vamos ver de perto a diferença entre a argamassa polimérica e a convencional.
Argamassa polimérica x argamassa convencional
A primeira grande diferença que já é notada a olho nu é a questão da facilidade de transporte, armazenamento e utilização. Enquanto a argamassa convencional precisa ser trabalhada com água no local de obra, a polimérica não tem a necessidade de adição de nenhum elemento. Isso dá mais agilidade.
Quando falamos em obra, que normalmente todo o espaço livre é importante, a argamassa polimérica acaba ocupando muito menos que a convencional. Isso dá maior mobilidade para quem trabalha na obra e, consequentemente, ganho de tempo e produtividade.
Nessa parte de logística há o grande desempenho da argamassa polimérica com relação a convencional, pois por não precisar de água, ela vai sujar bem menos e não atrapalhar o trânsito de pessoas dentro da construção.
Por último, seu rendimento também é maior, o que eventualmente trará benefícios econômicos na obra. Aliás, vamos falar melhor desses benefícios?
Benefícios argamassa polimérica
Se eu fosse te listar 5 grandes vantagens da argamassa polimérica, seriam:
1. Rendimento
A grande vantagem aqui, já que a polimérica por render até 3 vezes mais que a convencional. Isso faz muita diferença numa obra de grande escala. Gera economia e a segunda grande vantagem.
2. Produtividade
Se um material rende mais, logicamente ele será bem mais produtivo. Mais fácil de trabalhar, faz menos sujeira, ocupa menos espaço, aquilo que já mencionamos no diferencial da convencional e que se encaixa na produtividade.
3. Elasticidade
Os polímeros têm um aspecto plástico que garante essa elasticidade, isso é importante para impedir que não se quebre na pressão, principalmente em construção com mais de 20 pavimentos.
4. Impermeabilidade
Novamente os polímeros entram em ação aqui, além da elasticidade eles garantem também uma impermeabilidade, ideal para banheiros, saunas e jardins.
5. Resistência
A somatória de rendimento, produtividade, elasticidade e impermeabilidade resultam em resistência. E essa resistência é uma das boas razões para dizer que a argamassa polimérica é mais econômica na hora da construção.
Alvenaria Polimérica Quartzomassa
Como você pôde perceber, a argamassa polimérica é mais econômica, produtiva, resistente, com melhor logística e prática para sua obra. Então apresentamos uma opção que eleva ainda mais essas características. Veja, alguns dos principais atributos da Alvenaria Polimérica Quartzomassa:
- Redução de 40% na fase de alvenaria de vedação
- Redução de 95% no consumo de água
- Quatro vezes mais rápido na fase de alvenaria
- Zero desperdício de material
Economia e praticidade juntas. É indicada para a elevação de paredes de tijolos, blocos comuns e alvenaria estrutural. A melhor opção para sua obra. Acesse nossos produtos no link abaixo.
0 comentários