Técnica de revestimento: dupla colagem ou simples, qual é a indicada?

Muitas vezes quando nos deparamos com uma obra, nem sempre temos o conhecimento total de tudo que ela pede. E principalmente quando falamos em acabamento, os detalhes fazem toda diferença. O fato é que mesmo que você talvez não coloque a mão na massa literalmente, saber desses detalhes são essenciais para uma boa obra. Hoje vamos falar sobre dupla colagem ou simples, quais as diferenças, como aplicá-las e quando são indicadas. 

O que é a argamassa e sua função?


Vamos voltar bem do começo? Mesmo que você não trabalhe com isso, é bom saber a função de cada um dos materiais usados e o porquê eles são usados. Isso garante um melhor acompanhamento da obra e também a escolha correta dos materiais e do tipo de técnica empregada.

Basicamente, a argamassa é uma mistura de cimento, água, areia, mas que também pode contar com aditivos químicos e cal. E a partir dessa mistura se criou uma infinidade de produtos como colante, virada, polimérica, decorativa, revestimento, assentamento e por aí vai. Claro, sem mencionar nos nomes técnicos como AC-I, AC-II, -E, PSP…

Também no sentido básico, a argamassa tem como função proteger superfícies e assentar diferentes tipos de piso como cerâmica, porcelanato, ladrilho, granito e por aí vai. E nesse sentido cada um dos tipos de argamassa terá a sua função destacada para local onde será colocado, tipo de piso e objetivo da obra (com muito tráfego ou pouco tráfego, por exemplo).

Entender esse aspecto faz com que você evite erros na hora de saber qual argamassa comprar, por exemplo. Inclusive, falaremos mais disso ao final do artigo, continue com a gente.

Então depois de ver que existem vários tipos de argamassa e objetivos, vamos ver a questão técnica. 

Diferença entre dupla colagem e simples


Lembra que falamos sobre o acabamento ser cheio de detalhes que fazem toda diferença? Aqui é um caso clássico. Sempre buscamos economizar ao máximo em uma obra, isso é muito bom. Mas tem economias que não valem a pena e na verdade acabam se tornando prejuízo mais à frente. É o caso da dupla colagem.

A colagem simples nada mais é do que utilizar argamassa apenas no contrapiso ou na parede. Em tese, parece ser uma boa economia já que, como falamos, argamassa tem cimento e ele é um ótimo para endurecimento. 

Porém, existe um problema, a colagem simples permite que fiquem bolhas de ar entre a superfície e o azulejo. Com o tempo haverá descolamento e eventualmente terá que ser refeito, o que causará um prejuízo a longo prazo.

Por isso, a dupla colagem, que consiste em aplicar argamassa tanto na superfície quanto no azulejo, acaba sendo a melhor opção para evitar esse retrabalho e também garantir uma melhor aplicação.

Além disso, para cerâmicas e porcelanatos que meçam mais de 30×30 cm, ela se torna obrigatória como diz a norma NBR 13753:1996. Outro ponto que essa norma trata é a utilização da argamassa colante. A técnica aliada à argamassa faz com que haja menor descolamento, melhor assentamento, mais eficiência e aderência na colocação. 

Outro ponto de atenção que deve ser notado é o tempo de maturação. Isso significa que após realizar a mistura com a água, é indicado que se espere 15 minutos para permitir que os aditivos entrem em ação e garantam um melhor resultado. 

Escolhendo a melhor argamassa


Como falamos, cada tipo de argamassa tem sua função, vamos destacar rapidamente os principais tipos de argamassas colantes.

Colante AC-I: esse tipo é indiciamento para acabamento interno básico, essa argamassa possui aditivos que garantem uma boa homogeneização e fácil aplicação.
Colante AC-II: essa já possui boa aderência e resistência climática, podendo ser usada além de azulejos e pisos comuns, servindo tanto para ambiente interno como externo.
Colante AC-III: esse já é bem mais resistente e serve para inúmeros tipos de cerâmica como, pisos, azulejos, pastilhas e porcelanatos e pode receber alta tensão de cisalhamento de piso contra piso.

Utilizar a argamassa ideal, levando as normas da ABNT a sério e montando um bom plano de colocação cerâmica vai fazer com que a obra seja um sucesso, seja montado por você ou por outro profissional que contratar.

Além disso, sugerimos utilizar as argamassas da Quartzomassa, que possuem alta qualidade, garantindo uma alta performance de produtividade e assim conquistando a satisfação de todos os clientes. Com compostos bem selecionados e um rigoroso controle de qualidade para que sua obra esteja incrível nos mínimos detalhes.

Conheça toda nossa linha clicando no botão abaixo e tenha uma boa obra.

 

0 comentários