5 dicas de como fazer um isolamento acústico e térmico para aumentar o conforto da sua casa

A casa é local de descanso para qualquer pessoa. E desde a pandemia, se tornou também o local de trabalho para milhares de brasileiros. Isso significa que passamos muito tempo dentro de casa e nada pior do que passar muito tempo dentro de um local desconfortável, seja por barulho, seja por temperatura.

Mas existem maneiras para contornar barulhos externos, poder ter tranquilidade para conversar com família e amigos e também não passar frio demais ou muito calor. Vamos listar algumas dicas que podem te ajudar nesses casos. Saiba como fazer um isolamento acústico e térmico em sua residência. 

Dica 1 – Criar barreira acústica com plantas

Plantas sempre dão um novo ar para qualquer ambiente. Além de belíssimos objetos de decoração, elas também são excelentes aliadas na hora de controlar os ruídos externos.

Procure colocar o maior número possível de plantas nas principais entradas de ruídos. A folhagem ajuda a abafar o som e a diminuir o desconforto. Outra possibilidade é fazer jardins verticais que além de criar uma barreira contra o som, também ajudam a diminuir a temperatura da casa em dias quentes. 

Dicas 2 – Componha a decoração da sua casa com materiais que absorvam o som

Ainda no quesito decoração + conforto, uma excelente maneira de manter o som um pouco mais no controle é utilizar materiais fibrosos contra ruídos. Esses materiais ajudam a diminuir a reverberação do som, impedindo que haja o famoso eco que tanto pode ser incômodo.

Os principais itens que você pode utilizar em sua casa que te darão esse alívio, são:

  • Tapetes
  • Mantas
  • Almofadas
  • Cortinas
  • Estofados em geral 


Busque sempre materiais espessos, pois eles vão conseguir absorver uma quantidade ainda maior de ruído. Como pode perceber, todos esses itens são de decoração natural de uma residência e que além de harmonizar com seu estilo, te dará um pouco mais de conforto e tranquilidade. 

Dica 3 – Deixar o sol entrar 

Saber como fazer um isolamento acústico e térmico passa por utilizar os recursos naturais ao seu favor. Para melhorar problemas com a temperatura baixa, é importante deixar o sol entrar no maior número de pontos possíveis.

Para isso, é só usar a lei da termodinâmica que você aprendeu em física no ensino médio. Nenhuma energia é desperdiçada, ela se transforma. Então deixe as janelas entreabertas para permitir a entrada dos raios UV e assim fazer com que essa massa de calor circule pela sua casa.

Uma dica simples, fácil e gratuita, que você pode começar a usar ainda hoje. 

Dica 4 – Desligue fontes de calor em desuso 

Sabe aquele carregador que vive conectado na tomada mesmo quando não está sendo usado? Ou a televisão que fica em stand by? Então, eles são geradores de energia, que se transforma em calor igual mencionamos no ponto acima, seguindo a mesma lei da termodinâmica.

Então, em dias de calor intenso, uma maneira útil de proteger o ambiente de aquecer ainda mais é desligar esses aparelhos que não estão sendo usados. Dessa maneira você impede a circulação de mais ar quente e colabora para diminuir um pouco a temperatura interna.

E, claro, aproveite para manter o máximo de entradas de ar abertas para ajudar na refrigeração do ambiente.  

Dica 5 – Vedar janelas e diminuir frestas nas portas

Essa dica aqui serve tanto para quem quer entender como fazer isolamento acústico quanto térmico. Frestas entre portas e janelas no dia a dia podem parecer quase imperceptíveis, mas são grandes entradas de ruídos externos e de frente fria.

Logo, um dos caminhos é diminuir ao máximo a possibilidade de entrada. Nas janelas é possível utilizar o selante acústico em rachaduras ou brechas. Outra boa forma é investir em um esquadrias que contenham isolamento acústico.

Já as portas podem contar com fitas de borracha tanto na parte inferior da porta, quanto na parte exterior. Dessa maneira, sua casa poderá conter som e frio que se propagam pelo ar.  

Como fazer isolamento acústico e térmico investindo o necessário

As soluções que demos acima, ajudam a controlar um pouco o incômodo causado por temperaturas extremas e por ruídos intensos. Mas, claro, não são nem de longe a saída ideal.

Sabemos o quanto é importante ter um ótimo ambiente dentro da sua casa, com segurança, tranquilidade e muito conforto. E se você puder investir um pouco mais, indicamos o uso de dois materiais que fazem toda a diferença numa casa: reboco e contrapiso termo acústico da quartzomassa.

O contrapiso termo acústico é utilizado sobre base de concreto simples ou armado. E se torna ideal para o isolamento térmico e acústico em inúmeras situações, como:

  • Problemas com som alto em locais fechados
  • Impedir entrada de calor em saídas de emergência
  • Impedir a perda de calor para o meio em locais muito frios
  • Situações de necessidade de isolamento térmico ou acústico no teto ou chão


Já o reboco termo acústico é utilizado no revestimento de alvenaria interna ou externa, seja de bloco de concreto, bloco cerâmico, concreto ou tijolos de barro. É ideal nos casos de:

  • Problemas de sobreaquecimento com o sol da tarde.
  • Impedir entrada de calor em saídas de emergência
  • Problemas com som alto em locais fechados
  • Impedir a perda de calor para o meio em locais muito frios
  • Situações de necessidade de isolamento térmico ou acústico nas paredes

Ou seja, é possível ter um ambiente mais controlado e que proteja sua casa de ruído, sons indesejados, sobreaquecimento, baixa temperatura e mais.

Se ficou interessado em de nossos produtos, acesse nossa linha de produtos e compre agora mesmo.

[Conheça a linha de produtos da Quartzomassa]

0 comentários