Desde seu surgimento na Europa na década de 80 do século passado, o porcelanato tem conquistado adeptos em todo o mundo. No Brasil o porcelanato marcou presença em projetos de referência na arquitetura e design, pelas infinitas possibilidades de aplicação, a partir dos anos noventa.
São vários os tipos deste material sofisticado: o polido que irradia um brilho intenso de superfície lisa, o acetinado com menos brilho que o polido, mas de textura suave que pouco influencia nos projetos de iluminação, o porcelanato externo de uma textura mais aderente, permitindo exposição ao clima sem risco de acidentes como escorregões. e o lapado, com brilho suave e toque de modernidade e, por fim, o escovado que oferece um toque sedoso, suave, uma experiência sensorial sem ímpar.

Mas, cá entre nós, você sabe como assentar porcelanato? Separamos dez dicas para que você possa aproveitar este revestimento.
1) Observe o tamanho das peças do porcelanato, se for maior do que 30X30 aplique duas camadas de argamassa, uma na peça e outra na base.
2) Verifique se o piso ou a parede do ambiente onde o porcelanato será assentado estão alinhados, nivelados ou aprumados (use nível digital e um esquadro).
3) Caso o piso não estejam no esquadro, é necessário encontrar um local no ambiente onde o porcelanato terá o menor número de recortes. Já na parede, verifique o prumo, senão estiver prumado faça a regularização para não ter recorte com ângulo maior que 90°.
4) Comece colocando a argamassa no contrapiso/parede onde o porcelanato será assentado e com um lado liso da desempenadeira faça uma camada de no máximo de 5mm de espessura;
5) Depois, com o lado denteado da desempenadeira, faça sulcos em toda a argamassa aplicada na vertical.
6) Em seguida aplique a argamassa no porcelanato com o lado liso desempenadeira e faça sulcos na massa que está na peça, porém, na horizontal ( contraria ao local que o piso será assentado).
7) Coloque a peça no local desejado já com os espaçadores e arrume-a levemente no local com a “mão”, depois com um martelo de borracha, bata levemente na peça para ela assentar.
8) Com uma espátula, retire o excesso de argamassa que sobre nas juntas.
9) O rejunte deve ser feito com um rejunte próprio para porcelanato após três dias depois do assentamento.
10) Para porcelanatos mais claro como branco, bege e marfim , usar ACIII branca, porque realça a cor do piso depois de aplicado. ACIII cinza tende diminui um pouco o brilho do porcelanato.
Uma observação importante. Para maior segurança sempre procure um profissional, um projetista para que personalize essas dicas para o projeto de sua construção.
0 comentários